​Essa é página da
Escola de Esporte Taubaté NTS.
Projeto viabilizado pela
Lei de Incentivo Federal ao Esporte e patrocinado pela NTS.
Sobre o Projeto
A execução do projeto desportivo foi aprovada pela Comissão Técnica indicada no artigo 4º da Lei 11.438/2006, conforme Cláusula Primeira do Termo de Compromisso, firmado entre o Instituto Passando a Guarda de Desenvolvimento Educacional da Cultura Esporte e Educação e o Ministério do Esporte. O termo de compromisso foi assinado dia 20 de junho de 2023. Inicialmente previsto para 12 meses, o projeto foi prorrogado para 14 meses e 11 dias, encerrando em 31/08/2024.
​
Ao longo do projeto foram atendidos 245 beneficiários, sendo 114 crianças (6 a 11) anos e 131 adolescentes (12 a 18 anos).
​
Desde o início o projeto foi realizado de maneira gratuita para todos os beneficiários. Esses participaram de aulas de diferentes modalidades esportivas ao longo do projeto.
As modalidades foram afetadas Considerando o período de 2 a 3 meses.
Entre os meses de julho e setembro de 2024 foi trabalhada a modalidade futsal.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Entre os meses de outubro e dezembro de 2023 foi trabalhada a modalidade voleibol.,
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Entre os meses de janeiro e março de 2024 foi trabalhada a modalidade handebol.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Entre os meses de abril e junho de 2024 foi realizada a modalidade basquetebol.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Por fim, entre os meses de julho e agosto de 2024 período ao qual o projeto foi prorrogado da sua idealização inicial, os professores trabalharam uma mescla de todas essas atividades ao longo deste período.
​
​
Para complementar as atividades esportivas e enriquecer a formação educativa dos beneficiários foram realizadas cinco palestras. Essas inclusive estavam entre as metas do projeto aprovado. Para realização dessas, foram convidados diferentes profissionais que puderam contribuir com o caráter educacional do presente projeto.​​​​​​​​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Pode-se notar ao longo do período de execução que houve procura por parte de novos beneficiários. Esses foram sendo atendidos de acordo com a possibilidade de inserção no projeto, contudo houve uma grande rotatividade de alunos, com o projeto tendo menos alunos na fase final comparado aos meses iniciais das atividades.
​
Para a realização do projeto, uma equipe multidisciplinar formada por gerente geral, coordenador, professores e estagiários em Educação Física e assistente social foi contratada. Essa se manteve quase integralmente durante todo o projeto. Apenas um dos estagiários solicitou sua saída durante a realização do projeto, enquanto que os demais que foram contratados permaneceram desde o início até o fim de sua realização.
​
Cabe destacar o apoio contínuo da Prefeitura Municipal de Taubaté que além de ceder o espaço para realização das aulas também auxiliou na divulgação do projeto Escola de Esportes, contribuindo para o sucesso desse.
​
Encerramos a prestação de contas do projeto Escola de Esportes, desenvolvido pelo Instituto Passando a Guarda em Taubaté, com a satisfação de relatar o cumprimento integral das metas e objetivos planejados, resultando em impactos significativos para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica atendidos.
O projeto, focado no desenvolvimento integral dos participantes – abrangendo aspectos social, psicológico, físico e emocional – promoveu a saúde e o bem-estar dos jovens, oferecendo atividades esportivas estruturadas e palestras educativas que ampliaram o processo de formação cidadã. Com essa abordagem, foi possível construir um ambiente seguro e inclusivo, onde os participantes desenvolveram habilidades essenciais para sua formação, como disciplina, cooperação e resiliência, além de se beneficiarem de temas abordados nas palestras, como responsabilidade, trabalho em equipe e respeito, contribuindo para uma educação transformadora através do esporte.
Ressaltamos que a realização do projeto *Escola de Esportes* só foi possível devido ao apoio essencial proporcionado pelo mecanismo da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Os recursos disponibilizados por meio desse incentivo foram fundamentais para viabilizar todas as atividades propostas e atender as necessidades logísticas e operacionais do projeto. Sem esse suporte financeiro, a execução das atividades e o alcance dos resultados impactantes observados não teriam sido possíveis, reforçando a importância desse mecanismo para a promoção de projetos sociais transformadores.
O gerenciamento do projeto foi pautado por práticas rigorosas de monitoramento e avaliação, utilizando indicadores de desempenho que permitiram ajustes e acompanhamento contínuos. Em relação à administração financeira, todos os recursos foram aplicados de maneira responsável e eficiente, conforme registrado nesta prestação de contas, assegurando total transparência e compromisso com a correta destinação dos investimentos.
Agradecemos profundamente aos financiadores e colaboradores pela confiança e apoio, que foram essenciais para a concretização dos objetivos do projeto. O Instituto Passando a Guarda reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade social e a continuidade de projetos que promovam inclusão e bem-estar, gerando impactos sociais duradouros nas comunidades em que atua.
​
Para acessar informações de transparência CLICANDO AQUI.
​